terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Tradição Mágica: Kabbalah

Kabbalah (também Cabala, Qabbala, kabala, kabbala) é uma sabedoria que investiga a natureza divina. Kabbalah é uma palavra de origem hebraica que significa recepção. A Kabbalah — corpo de sabedoria espiritual mais antigo — contém as chaves, que permaneceram ocultas durante um longo tempo, para os segredos do universo, bem como as chaves para os mistérios do coração e da alma humana. Os ensinamentos cabalísticos explicam as complexidades do universo material e imaterial, bem como a natureza física e metafísica de toda a humanidade. A Kabbalah mostra em detalhes como navegar por este vasto campo, a fim de eliminar toda forma de caos, dor e sofrimento. O termo "Kabbalah" veio a ser usado até meados do século XI, e naquele tempo referia-se à escola de pensamento judaica relacionada ao esoterismo. Desde esses tempos, trabalhos Cabalísticos ganharam uma audiência maior fora da comunidade Judaica. Assim versões cristãs da Cabala começaram a desenvolver-se; no início do século XVIII a cabala passou a ter um amplo uso por filósofos herméticos, neo-pagãos e outros novos grupos religiosos. Hoje esta palavra pode ser usada para descrever muitas escolas Judaicas, Cristãs ou neo-pagãs de misticismo esotérico. Leve-se em conta que cada grupo destes tem diferentes conjuntos de livros que eles mantem como parte de sua tradição e rejeitam as interpretações de cada um dos outros grupos. 

Magos Cabalistas
A Kabbalah, ao contrário de muitas tradições mágicas, é uma filosofia muitas vezes apresentada como uma alternativa, ao modelo da Atlântida. A Kabbalah não é incomum estar em sintonia com outros tipos de magia, tanto que membro de outras ordens a estudam. Contemplar a Árvore da Vida é predominantemente um exercício mental, que tende a dominar os cabalistas. Em particular, Ocultismo e Erudição (com Especialização em Religião) são vitais para o trabalho cabalista. Aqueles que desejam estudar as raízes da Kabbaalah tomam a vantagem Língua (hebraico). 

Pré-requisitos: Ocultismo 2 e mais duas outras habilidades relacionadas a tradição (Erudição, Ofícios, Expressão, Investigação, Ocultismo), Especialidades: Religião em Erudição ou Kabbalah em Ocultismo.
Práticas: Meditação, Gematria, Árvore da Vida, leitura do Torá, Sefirat HaOmer.

Correspondências:
Malkut: Arcano - Matéria, Virtude -*, Vício - *, Arcanjo -  Sandalphon;
Yesod: Arcano - Morte, Virtude - fé, Vício - preguiça, Príncipe dos Anjo - Gabriel;
Hod: Arcano - Mente, Virtude - esperança, Vício - inveja, Príncipe dos Arcanjos - Michael;
• Netzach: Arcano - Espírito, Virtude - temperança, Vício - luxúria; Príncipe dos Principados - Haniel;
• Tiferet: Arcano - Espaço, Virtude - fortaleza, Vício - orgulho, Príncipe das Virtudes - Rafael;
• Geburah: Arcano - Vida, Virtude - justiça, Vício - ira,  Príncipe das Potências - Camael;
• Chesed: Arcano - Sorte, Virtude - caridade, Vício - gula, Príncipe das Dominações - Tzadquiel;
• Binah: Arcano - Tempo, Virtude - prudência, Vício - avareza,  Príncipe dos Tronos - Tsaphkiel;
Chokmah: Arcano - Força, Virtude - *, Vício - *, Príncipe dos Querubins - Raziel;
• Kether: Arcano - Primórdio, Virtude - *, Vício - *, Príncipe dos Serafins - Metraton.
Daat: Qliphoth - Mundo Maligno referente ao Abismo de Daäth a Àrvore da Vida inversa, o aspecto dos Paradoxos.

Torres e Caminhos da Kabbalah:
Torre da Chave de Ouro: Keter a Chokhmah.
Torre da Manopla de Ferro: Gevurah a Tipheret.
Torre da Moeda de Chumbo: Yesod a Malkuth.
Torre do Espinho Lunargênteo: Binah a Chesed
Torre do Livro de Pedra: Netzach a Hod


Clássicos da Tradição
• From Moon to the Earth - Da Lua à Terra: "Decompor" (Morte ••);
Inteligência + Ocultismo + Morte; Vibrando os nomes "Yesod - Malkut" e apontando para o objeto por um turno.
• Gematria in Malkut - Gematria em Malkut: "Detectar Substância" (Matéria •);
Inteligência + Investigação + Matéria; com a Escritura sagrada à mão (+1), falando o nome da substância em hebraico (+1). Deve realizar a leitura da escritura usando o nome em hebraico, que requer 5 sucessos em ação extendida (inteligência + investigação), por 1 minutos, antes de lançar cada feitiço.
• Seeking Gematria - Procurando Gematria: "Encontrar Tesouros Escondidos" (Matéria •);
Inteligência + Investigação + Matéria; Escritura em mãos +1, Deve executar a Gematria usando a escritura e o nome em hebraico, que requer 5 sucessos em uma parada de Inteligência + Investigação, em cada minuto, antes de lançar o feitiço.
• Shield of Sandalphon - Escudo de Sandalphon: "Égide Velada" (Matéria ••);
Perseverança + Ocultismo + Matéria; O sigilo de Sandalphon (+1), Esse clássico deve ser realizado como um ritual extendido.
• Betrayal in Malkuth - Traição em Malkut: "Plasticidade" (Matéria •••);
Presença + Ocultismo + Matéria, encantamento em hebraico (+1).
• Malkuth Which Is Kether - Malkuth fica em Kether: "Forjar Thaumium" (Matéria •••••);
Inteligência + Ocultismo + Matéria, o feitiço é realizado com os materiais em sobreposição do diagrama da Árvore da Vida, onde Keter fica abaixo e Malkuth acima (+1), esse ritual deve ser realizado em um domingo.
• Seeing in Creation - Ver na Criação: "Divinação" (Espaço ••);
Inteligência + Ofício + Espaço, moldando a arqila como foco da vidência (+1), ritual deve ser extendido.
• Righteous Prayer - Oração justa: "Sincronia Perfeita" (Tempo •);
Raciocínio + Expressão + Tempo, orando em hebraico em um turno anterior (+1), segurando um talismã durante a realização da oração.
• Truth-Finding Gematria - Encontrando a Verdade na Gematria: "Adivinhação"(Tempo •••);
Inteligência + Investigação + Tempo, Escritura Sagrada na mão (+1), para a leitura em hebraico (Inteligência + Investigação) requer 5 sucessos antes de lançar o feitiço.

File:Reb Moshe Feinstein.jpg

Novos clássicos da Kabbalah
A magia da chamada "Cabala prática" (em oposição a Kabbalah esotérica que se concentra na união com Deus) é tão ampla e variada como a totalidades de tradições ocultistas ocidentais. Os poderes associados com a Cabala são tão variados que, em alguns pontos da história judaica, qualquer poder milagroso exibido por um rabino foi atribuído aos conhecimentos cabalísticos. A seguir estão algums exemplos específicos dos mais impressionantes e famosos poderes atribuídos a Kabbalah. Note-se que os magos que estudam a Cabala como uma tradição mágica (através da vantagem Tradição Mágica) não precisa saber utilizar a magia Duração Condicional, Sorte 2, descritos em "O Golem" e "Lashes of Fire".

• The Golem - Golem (Matéria •••• + Sorte ••)
Segundo a lenda, a criação do Golem, um ser sem vida feito de argila, na qual é dada a vitalidade pelo poder da Árvore da Vida, feito realizado por inumeros mestres da tradição. A versão mais famosa data o conto a partir do século 16, em Praga, o rabino judaíco Loew ben Betzalel, conhecido como Maharal, criou um Golem para proteger os judeus da violência anti-semita.
        Pratica: tecer
        Ação: extendida
        Duração: prolongada (uma cena)
        Aspecto: vulgar
        Custo: nenhum
Essa magia concede uma espécie de vida sobre uma figura inanimada, tradicionalmenet uma figura humanóide, esculpida em argila. Um único sucesso é o suficiente para despertar um Golém de até tamanho 5, mas quase todos os cabalistas gastam uma grande quantidade de tempo e energia com sua criação em potência adicional e fatores da duração. Alguns criam Golens maiores do que um humano, para cada 5 pontos adicionais em tamanho, adicione mais um número para ter sucesso. O Golem tem força igual a potência do feitiço, mas não tem outros atributos e habilidades. Como um objeto, o Golem usa seu tamanho , durabilidade e estrutura para determinar os efeitos dos ataques contra ele. Quando o Golem sofre danos que exceda sua durabilidade, sobre uma penalidade de -1 em todas as ações. Se os seus pontos de estrutura chegam a zero, ele é destruído.
O Golem criado por magia não tem inteligência ou iniciativa. Ele pode entender comandos simples, e pode ser "programado" para responder a um estímulo específico como uma ação única, exemplo, "Ataque qualquer um que tentar me prejudicar". Pela adição de Mente 5 no feitiço, o mago pode conceder a sua criação uma mente própria. Ele pode se torna-se como todos os contos de são dado livre-arbítrio aos golens, se rebelando e mantando a todos, incluindo seu criador. 
        Clássico da Tradição: Maharal's Wisdom - Sabedoria de Maharal
        Parada de dados: Inteligência + Ofícios + Matéria
O clássico da tradição cabalística para a criação de um Golem é uma cerimônia longa e árdua, durando vários dias. Primeiro, o mago se prepara ritualisticamente, limpa o altar (+1), que é coberto com um pano marrom (Malkut). O mago não precisa esculpir o Golem. Uma vez o que o Golem esta no lugar, duas velas pretas (Binhar) são acesas na cabeça e no pé do Golem (+2), e o mago começa a esculpir runas sagradas no corpo da estátua (representando Hod e para fornecer uma duração adicional). O mago recita a língua sublime por 30 minutos antes do inicio da invocação, que é a leitura das escrituras e invocações dos arcanjos da sephiroth.
O número de sucesso tradicional para os cabalistas é o nove: 5 para a potência da magia e 4 para duração (permitindo o Golem existir por dois dias, ou indefinidademente, com bônus das runas atlantes), mas o conjurador é livre para definir o número de sucessos. Muitas vezes o clássico termina com o mago escrevendo a palavra hebraíca Emet ("Vida") na testa do Golem a duração condicional para especificar como o Golem será destruido e se a primeira letra for apagada, deixando a palavra Meit ("Morte").
***
• Lashes of Fire - Chicotes de Fogo (Mente •••• + Forças •••• + Sorte ••)
Essa magia devastadora tem sido atribuída as práticas cabalisticas, embora a maioria dos praticantes insistem que ela vai contra tudo o que a Kabbalah ensina. Por meio dessa terrível maldição, que é "a negação do perdão de Deus", para sofre chicotadas de fogo cada vez que ele transgride.
        Pratica: padronização
        Ação: extendida
        Duração: prolongada (uma cena)
        Aspecto: vulgar
        Custo: 1 mana
Por meio dessa magia, o alvo é impossibilitado de "alcançar o perdão". Em termo de jogo, isso assume a forma de uma compulsão proibindo o aumento da Sabedoria ou Moralidade durante o feitiço. Ou seja, impede o sujeito de chegar a um acordo com seus próprios pecados. Além disso, deve o alvo perder um ponto de Sabedoria, por qualquer razão durante a magia, e ele toma um dano igual a potência da magia (reduzido por armadura contra fogo), como se um chicote invisivel atinge sua carne. O sofrimento do dano não acaba com o feitiço, que pode se morto por isso. 
        Clássico da Tradição: Pulsa di Nura
        Parada de dados: Presença + Intimidação + Mente
Muitos cabalistas incorporam Espaço 2 para lançar esse clássico simpaticamente. O Pulsa di Nura, como é tradicionalmente chamado, começa com um altar coberto com o pano vermelho (Gevurah) e velas roxas (Yesod e a Morte). Como a maioria dos cabalistas, começam com cânticos em língua súblime por meia hora. Uma vez que o ritual é iniciado, o mago pega um punha de prata (Chokhmah e o desejo de fazer o mal), com a qual ele traça os nomes de Michael e Kamael no ar. Finalmente, ele atravessa a imagem do alvo com o punhal, etnão transfere o objeto para um braseiro ardente. Se o ritual é realizado durante a hora astrológica de Marte (exemplo, madrugada de Terça-Feira), o custo do Mana é dispensado.
Não existe um consenso comum quanto ao número de sucessos. A maioria concorda que ela não deva dura dois dias, assim que 5 sucessos são atingidos  para serem alocados para Duração, alternadamente, a duração codicional da magia dura enquanto o feitiço termina se o alvo se desvia de um curso de ação, exemplo, o comprador do prédio onde se instala os magos desiste da compra. Sucessos dedicados para o alcance é de 1 a 10 ou mais para vinganças divinas.
***
• Climbing the Tree - Escalada da Árvore (Mente •••• + qualquer arcano •••)
Uma grande parte dos ensinamentos da Kabbalah envolve o esforço do mago para entender e alcançar a união com a Árvore da Vida. Os cabalistas veem isso como uma forma de "escalada" metafísica da árvore para alcançar as sepiroths superiores e a maior compreensão. Tradicionalmente, isso é realizado pela meditação e à oração.
        Pratica: tecer
        Ação: extendida
        Duração: prolongada (uma cena)
        Aspecto: velado
        Custo: nenhum
Esse feitiço deve ser lançado em conjunto com a Viagem Astral. Após a conjuração do feitiço, o mago forma o Plano Astral em volta com uma representação das sephiroth que ele ganhou a compreensão (que se relaciona com os Arcanos). Ele pode interagir com os anjos e os espíritos da sephira e ganha o entendimento dos seus princípios. Os efeitos exatos da sabedoria varia, em geral, se o mago supera os seus desafios e selos que guardam os mistérios da sephira, ele deve ganhar 1-3 pontos de XP arcano dependendo da dificuldade do desafio. Segundo a doutrina cabalista, a chabe para a Ascensão é usar esta magia para viajar por todas as sephiras, de Malkut até Keter. Isto obviamente requer um consideravel poder místico.
        Clássico da Tradição: The Serpent's Path - Caminho da Serpente
        Parada de dados: Perseverança + Ocultismo + Mente
Assim como o energia que desce a árvore, como um trovão, também o faz subir, como uma serpente. O mago que sabe a traiçoeira estrada e passa por todos os anjos da guarda pode alcançar a unidade com Deus. O mago veste seu manto púrpura (Yesod) (+1), rodeado por focus que representam seu objetivo, o mago medita até que ele deslize para o Plano Astral, em seguia, continua meditando os nomes de Deus, os arcanjos da sephiroth. Quando a magia é completa, o mago entra no "reino" da sephira, e pode interagir com seus habitantes. Se ele supera seus desafios e enigmas, ele pode alcançar a iluminação. Se ele falhar, o resultado pode ser confuso para dizer o mínimo. A HQ Promethea, de Alan Moore, retrata bem esse clássico.



Exemplo de Personagem: Shabbatai
"Seu lamento e tristeza deve ser transformada em alegria, e seu jejum em alegria, porque haveis de chorar mais. Regojize-se com música e melodia, e mude o dia anteriormente gasto em tristeza e tristeza em um dia de júbilo, porque o Reino Desperto está por vir. "

Descrição: Shabbatai ou é um fanático iludido ou a maior esperança dos Despertos para recuperar a glória Atlante. Se ele está errado sobre seu destino, não há nenhuma força no mundo decaído que irá convence-lo do contrário. Com o tempo ele pode realizar atos extremos para cumprir seu destino. Shabbatai fala suavemente, não precisa gritar: o poder da sua crença é suficiente para influenciar os outros a sua causa: que é liderar a nação desperta de volta a Terra Prometida.

Instrumento Mágico Dedicado: cópia do Torá
Nimbo: uma hoste de anjos terríveis e poderosos que cantando sem cessar.
Nome real: Mordecai Halberstam
Caminho: Obrimos
Ordem: Escada de Prata
Legado: -
Atributos Mentais: Inteligência 4, Raciocínio 2, Perseverança 5
Atributos Físicos: Força 2, Destreza 2, Vigor 2
Atributos Sociais: Presença 4, Manipulação 1, Autocontrole 3
Habilidades Mentais: Erudição (Judaismo) 4, Investigação 4, Ocultismo (Kabbalah) 3, Política 2
Habilidades Físicas: Esportes 2, Condução 1, Armas de Fogo 1
Habilidades Sociais: Empatia 3, Expressão (Oratória) 4, Persuasão 3, Socialização 1
Vantagens: Aliados (Despertos Messiânicos) 3, Contatos (Comunidade Hassídica), Destino 4, Memória Eidética, Língua Sublime, Idioma (Hebraico, Aramaico), Tradição Mágica (Kabbalah), Status: Ordem 2
Força de Vontade: 8
Sabedoria: 7
Virtude:
Vício: Orgulho
Iniciativa: 5
Defesa: 2
Velocidade: 9
Vitalidade: 7
Gnosis: 4
Arcano: Sorte 1, Força 3, Mente 2, Primórdio 4, Tempo 1, 
Clássicos: Força — Influenciar Luz (•), Controlar Som (••), Escudo Velado (••), Convocar Relâmpago (•••); Mente — Percepção de Aura (•), Urgir Emoções (••);
Primórdio — Discernir Espectro (•), Desfazer Feitiço (•), Visão Superna (•), Contra-mágica Primordial (••), Fluxo Primal (••), Fogo Celeste (•••), Espectro (•••), Despertar Sacrário (••••)
Mana/por turno: 13/4
Armadura: 3 (“Escudo Velado,” Força ••)


Ganchos para histórias
• Choking the Tree - Sufocando a Árvore: É o objetivo conduzir entidades Abissais para se reunir com a energia da criação na cosmovisão cabalística. Recentemente, um grupo de poderosos de Scelesti descobriu um ritual que eles acreditam que irá realizar este objetivo, um feitiço poderoso que visa sufocar a sefira Binah, não deixando nenhum receptáculo para a energia que flui de Chokhmah. Se não controlada, a energia pura da criação irá invadir o universo, dissolvendo toda a criação.
• The Tree of Death - A Árvore da Morte: Ao longo das últimas semanas, três assassinatos dos Guardiões do Véu. Cada vítima foi brutalmente assassinada em um ritual, e esculpida runas cabalistas na sua carne para os demônios qliphoticos das sefiras de Keter, Chokhmah, e Binah. Cada vítima, de alguma forma foi incorporada os pecados associados a essas entidades. Com sete sephiroth mais para continuar, o assassino deve ser encontrado e parado, mas quanto a sua escolha de vítimas é de criminosos hediondos.
• The Lost Sephiroth - Sefiroth Perdida: Um dos mais proeminentes mestres da Kabbalah do Consilium local acredita que os cabalistas estão demasiadamente rápidos para descartar Daat como uma mera armadilha para enganar aqueles que não são exigentes o suficiente para passar por ela. Ele acredita que há um conhecimento vital sobre o mundo antes da Queda, dentro de Daat. O plano é montar uma exploração astral do "da sephira perdida" com aprovação entusiástica dos mais jovens, para Hierarch e seu conselho a coisa toda cheira a papo de Scelestis. Os jogadores podem ir para em ambos os lados do debate e lidar com as conseqüências.

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