domingo, 21 de agosto de 2011

Vantagem: Geomante (Geomancer)

Geomancia (Geomancy) e as Linhas de Ley (Ley Lines)
Linhas de Ley
As linhas de ley são correntes de energia concentradas que cruzam o reino material (e, às vezes, os reinos das sombras), pois eles são poderosos condutores de ressonância, revelando-se pelo do Sentido do Mago como veias percorrendo através da pele da terra. Culturas antigas como a Chinesa, as ordens Druídica do norte da Europa e dos índios norte-americanos reconhecem intuitivamente as energias que as linhas de ley. Os Despertos afirmam que eles são os restos da influência da Atlântida. Outros pensam as linhas podem ser porções fraturadas do Reino Superno preso neste lado do Abismo.
Nodos: Um nodo ocorre sempre que duas ou mais Linhas de Ley se cruzam. As energias da linha formam um reservatório de reposição perpétuo. Magos podem aproveitar o poder a partir desses nodos (usando Primórdio 3 "Linhas de Ley", p222) para os geradores que fornecem eletricidade a qualquer coisa ligada a eles ou locais de alimentação remota onde a eletricidade é escassa ou muito cara. A ressonância em torno do nodo é mais intensa, muitas vezes são associados a lendas locais como bosques sagradas e grutas misteriosa habitadas por emoções vivas. Um nodo, como a maioria dos lugares, tem sua própria ressonância, mas esta é influenciada pela ressonância das linhas principais.
Os magos trabalham na escala micro – os nodos e as linhas de ley cruzando seus próprios bairros ou regiões. Às vezes, os magos terão de viajar bem fora do seu território para "consertar" um nodo que está bombeando ressonância ruim em seus próprios nodos.
Os efeitos dos nodais diferem, dependendo da predominância da ressonância. Assumindo uma ressonância positiva, água é mais pura, as frutas são maiores, a vegetação é mais abundante e animais são mais selvagens para os padrões civilizados. Ressonância negativa tem o efeito contrário: a putrefação mácula, e a doença. Em áreas suburbanas, os boatos de fantasmas e do mal predominam, assim, como a "Casa assombrada".

Geomancia (Geomancy) -  S&S 99, SotRT 51
Muitos locais antigos - não apenas as da Atlântida - estão intimamente associados com a rede de linhas de ley que se espalha como uma teia sobre o mundo. Justaposições tais levam os Desperto e muitos estudiosos a especular que os magos antigos se utilizavam do fluxo desses canais de energia mística. Atualmente, alterando a configuração de uma paisagem através de meios mundanos pode-se alterar a forma das linhas de ley. A manipulação geográfica tem sido tradicionalmente chamada de Geomancia, embora não envolva feitiços ou magia. A forma mais conhecida é, talvez, Feng Shui, que através da arquitetura, design de interiores e o ambiente global manipula a ressonância das linhas de ley.
A geomancia das linhas de ley nem sempre é intencional, no entanto. Projetos de construção dos adormecidos podem inadvertidamente alterar as linhas de ley que os adormecidos nem sequer sabem que existem. Por isso, os magos, lutam contra certos projetos de construção que prejudicam as linhas de ley – ou lutam para construir os projetos, se forem considerados benéficos. Geomancia intencional exige uma sensibilidade para enxergar as energias das linhas de ley, melhor representado pelo Sentido do Mago Primórdio 1 "Visão Superna”, embora qualquer outro sentido também funcione. Alguns adormecidos são conhecidos por ter essa sensibilidade, talvez através da radiestesia e radiônica ou métodos de outros povos.
Aqueles magos que são capazes de sentir estas energias podem estudar os métodos complexos com a intenção de alterar a sua forma e mesmo fluxo das Linhas de Ley. As contingências envolvidas são tão variadas e dependentes de situações locais que não há diretrizes concisas que podem ser dadas. A única maneira de ter certeza é estudar a área em particular com o conhecimento da geomancia, que é representado no jogo por meio de uma Vantagem Mental (abaixo).
Há também quem utilize a geomancia para rastrear as linhas de ley, esperando que elas levem antigos tesouros atlantes. Esses são chamados de “Seekers” – caçadores de relíquias atlantes (ou também Archaeomancers – da ordem Mysterium). Isto não é tão fácil como parece. Com o passar dos séculos, a localização e a ressonância das linhas de ley mudam de acordo com o clima e o terreno. Um deslizamento de pedras. Incêndios florestais. Pântanos invadem prados. Cada evento muda as "linhas do dragão" um pouco mais e podem alterar completamente o curso e "gosto" de uma linha ao longo do tempo. As alterações na paisagem provocadas pelos seres humanos tornaram-se muito mais comuns nos últimos séculos. 

Vantagem: Geomante (Geomancer) (•)
Pré-requisitos: especialização em Ocultismo – Geomancia
Efeito: O personagem tem uma sensibilidade para as linhas de ley, e pode determinar como a intensidade e a ressonância das linhas de ley é afetada pela construção, arquitetura, design de interiores, paisagismo e praticamente qualquer atividade que ocorreu no local. Ou capacidade de aplicar determinados princípios que alteram as formas ou fluxo das linhas de ley linhas através da construção, arquitetura, design de interiores, paisagismo.
O personagem pode fazer uma ação prolongada de Inteligência + Ocultismo para afetadas as energias de ley. O número de sucessos depende do tamanho da área. Uma sala simples requer 5 sucessos, enquanto a casa inteira pode precisar de 10 sucessos, um quarteirão pode exigir 20 ou mais sucessos. O tempo por da rolagem é um dia, durante o qual o personagem estuda a área e contempla os princípios geomânticos aplicáveis.
Modificadores da ferramenta possíveis incluem Manuais clássicos de Geomancia manuais (+1 ou +2, dependendo da qualidade), Varetas de Radiestesia (+1) e até imagens de satélite (+2).
Resultado da Parada de Dados
- Falha Dramática: O personagem completamente desconhece o significado e o presságio de certas características da área. Se a exploração prossegue ao longo dessas linhas, os investigadores encontraram uma situação calamitosa (escalada em falésias, exploração de cavernas instáveis, invasão de bases militares, etc.). Ou se seu projeto for implementado, ele terá o efeito oposto do que o desejado (o fluxo da linha de ley vai se enfraquecer ao invés de ficar mais forte, ou uma linha será repelida, em vez de ser atraída, etc.).
- Falha: O personagem não consegue entender como alterar as linhas de ley da paisagem em questão.
- Sucesso: O personagem tem um modelo de como alterar a forma e o fluxo das linhas de ley de uma área.
- Sucesso Excepcional: O conhecimento do personagem é tão preciso que outros efeitos são possíveis, como descobrir Nodos e a lógica da energia telúrica que envolve as linhas de ley. O personagem tem um plano tão eficiente que pode poupar tempo e dinheiro, cortando pela metade o tempo necessário para realizar o projeto. 

Um comentário:

  1. Adorei, veio "coincidentemente" na hora de aplica-la em minha narrativa e história.

    Gostaria que trocássemos emails, pode ser?

    Segue meu contato: arthwr.morais@hotmail.com

    ResponderExcluir