sábado, 25 de setembro de 2021

Pacto Feudal, Tradição e Domíno


As relações de suserania e vassalagem, representadas pelo compromisso de fidelidade entre nobres e que implicava direitos e obrigações recíprocas, são aquelas que ocorriam durante o período da Idade Média

A relação de suserania e vassalagem, em grande parte, eram de caráter hereditário (ocorriam entre membros da família) e demostravam a descentralização política da época, sendo estabelecidas diante de uma cerimônia solene (juramento) denominada “Homenagem” que selava os laços de lealdade e fidelidade entre seus elementos, e a "Investidura", que marcava a transmissão do feudo para o vassalo.

O Suserano pode alterar o pacto de seu vassalo. Mas precisa de algum favor ou chantagem para alterar sem ser considerado Tirano. Atos de Tirania pode levar os vassalos a uma rebelião.

PACTO FEUDAL 



PRIMEIRA TRADIÇÃO: O LEGADO 

Esta tradição estabelece o papel do vampiro na sociedade: o predador. Tentar mudar a hierarquia que Deus ou Diabo criou é um crime. O vampiro não pode retornar a sua vida mortal deixada para trás.

O Suserano pode forçar a conversão do Vassalo para seu Caminho.

 <forçado/não forçado>

SEGUNDA TRADIÇÃO: A DESTRUIÇÃO

Permissão para destruir outros cainitas e convocar Caçada de Sangue em seu Domínio.

<permitido/não permitido>

TERCEIRA TRADIÇÃO: A PROGÊNIE

Permissão para criação de outros seres da noite em seu Domínio.

<proibido/ghouls/vampiro/livre>

QUARTA TRADIÇÃO: A RESPONSABILIDADE

Se refere quão livre é as crias do seu Vassalo. 

<livre/pacto de sangue>

QUINTA TRADIÇÃO: O DOMÍNIO

Se refere a possibilidade do Domínio do Vassalo ser revogado e tomado pelo seu Senhor sem ser considerado Tirano.

<discricionário/protegido> 

SEXTO TRADIÇÃO: O SILÊNCIO DO SANGUE

Não revele a natureza para estranhos do seu sangue.

<nenhum/relaxado/restrito> 

DÍZIMO DE SANGUE

É o quanto de sangue que o Vassalo deve entregar ao seu Senhor. É relativo ao Antecedente Rebanho, Pontos de Sangue ou as próprias crias que o Vassalo possui. Geralmente a frequência é uma vez por estação.

Tipo: <nenhum/rebanho/seu vitae/suas crias>

Quantidade: <nenhum/pouco (1 pt)/normal (2 pt)/alto (3 pt)/ tirania (4 pt)>

*Exemplo: O personagem possui 3 pontos de Rebanho. Seu dízimo de Rebanho é quantidade normal, então, 2 pontos são transferidos ao seu Senhor e ele fica somente com 1 ponto.

TAXA FEUDAL

É o quanto de tesouro que o Vassalo deve entregar ao seu Senhor. É relativo ao Antecedente Recurso que o Vassalo possui. Uma taxa alta é considerado tirania. 

Quantidade de Recurso: <nenhum/pouco (1 pt)/normal (2 pt)/alto (3 pt)/ tirania (4 pt)>

DIREITOS NO CONSELHO

<garantido/não garantido>

Os conselheiros possuem domínios - territórios de caça. 

Caçar em territórios sem permissão são testes difíceis 

O senhor daquele território pode pedir uma caçada de sangue.

- se tiver Status - tem direito de pedir um favor ao Príncipe da cidade.

- se for high clan (nobres ou clérigos) - tem direito de pedir favor aos Primogênitos.

- se for low clan (plebeus) - se recusar a cumprir um favor podem ser declarados párias. 

- Párias ou Hereges - são proibidos caçar nos domínios da cidade.


Deveres do Príncipe


• Reforçar e Executar as Tradições: É sua obrigação Interpretar e fazer cumprir as Tradições dentro do Domínio. Declarar as Cortesias* (eleições). Se a Máscara rareia em uma cidade da Camarilla, os Justicars não vão olhar para aquele que quebrou as Tradições, mas para o Príncipe que deveria reforçá-las.


• Julgamentos:  O Príncipe irá tanto julgar todos os processos, inquéritos e julgamentos ou apontar outro para fazê-lo. Declarar Caçada de Sangue em criminosos e inimigos da Seita. É seu o Direito de Destruição de acordo com a Sexta Tradição. 


• Garantir e ceder Favores: É sua obrigação executar audiências de petições de outros Membros e atribuições de Domínios. Ceder Territórios de Caça e Direito de Abraço dentro da cidade. De reconhecer todos os Membros que chegam ao Domínio. De atribuir Território de Caça aos Clãs, Facções e Coteries do Domínio.De exilar o indesejável. De sancionar violações das Tradições. De punir os malfeitores por violar Tradições, especialmente a Tradição da Máscara. E de ter jurisdição de status sobre seu domínio. Nomear cargos. O Príncipe tem o direito de recusar um assento no Conselho dos Primogênitos para um Clã se ele não tiver população suficiente dentro do Domínio ou como punição por comportamento inadequado.


• Realizar Cortes: É sua obrigação por fim encontrar e aceitar formalmente visitantes em sua cidade, de acordo com as Tradições de Domínio e da Hospitalidade. De declarar ou revogar Elísio. E de apontar cargos. 


Deveres do Senescal


• Vice-Regente: Ter autoridade para agir e falar em lugar do Príncipe, quando o Príncipe não estiver presente ou quando o mesmo estiver ausente do domínio; Ter jurisdição de status sobre o domínio físico de seu Príncipe;


• Ganhar a atenção do Príncipe: O Príncipe não pode se recusar a ouvir um pedido do Senescal. (O Príncipe, conceder ou não o pedido é outra questão, mas ele não pode recusar ao Senescal a oportunidade de fazê-lo.)


Conselho Primogênito


• Os Primogênitos falam por seus Clãs durante as reuniões do Conselho de Primogênitos e na Cortes formais. A principal autoridade dos Primogênitos é monitorar socialmente, patrocinar, recompensar ou punir seus companheiros de Clã dentro do Domínio.


• Membros sábios que visitam uma nova Cidade se encontrarão primeiro com o seu Primogênito para aprender as Cortesias locais antes de buscar Reconhecimento. Caso um Primogênito não consiga educar adequadamente um Membro de seu Clã antes de trazê-lo perante o Príncipe para ser Reconhecido, ele é geralmente considerado igualmente em faltoso aos olhos da sociedade cainita.


• Júri dos Julgamentos: Apesar do Príncipe deter o critério de punição, ele geralmente invocará o Conselho Primogênito para passar o veredicto de inocente ou culpado. Administrar punições ou recompensas a membros de seu Clã; Atribuir território de caça aos Membros de seu Clã, negociar e reivindicar esses territórios a serem concedidos ao Clã pelo Príncipe; Ter jurisdição sobre membros de seu Clã que recentemente visitaram ou habitam o Domínio de seu Príncipe.


• Assessoria e Conselhos:  Antes que o Príncipe tome qualquer decisão importante em relação ao bem-estar do Domínio, ele é obrigado a se encontrar com a Primigênie. Ele pode ignorar os conselhos que receber, mas isso geralmente seria imprudente. Príncipes são facilmente substituídos. Falar em reuniões do Conselho Primário; Assessorar e informar o Príncipe sobre eventos recentes;








Nenhum comentário:

Postar um comentário