segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Summoners: Invocadores Através do Dromo


Invocações dos Espíritos do Reino das Sombra (Arcano Espírito)


Seta Adamantina: Espíritos de proteção, guerra, honra, força, ou outros conceitos que ressoam com
a missão da Seta que podem ser chamado para dar o seu apoio a causa destes magos. Alguns podem ser convidados a oferecer conselho, enquanto outros são pagos em essência como mercenários, outros ainda são enviados para estudar a posição do inimigo e outros ainda são forjados em fetiches mortais. A depender da crença do mago alguns espíritos são tratados com respeito ou como armas.
Conselho Livre: Na busca pela liberdade da hegemonia das outras ordens, os libertinos buscam novas formas de definir a relação do Desperto com os espíritos. Quando um mago busca uma nova maneira de ver seu problema, esse pode consultar um espírito para a dar sua visão única do problema. Aqueles cujos se concentra sobre um determinado assunto pode invocar um espírito alinhado com tais forças, na esperança de ganhar um pouco de inspiração.
Guardiões do Véu: Atrás da Mascara existe muitos usos para as criaturas do Reino das Sombras. Guardiões invocam espíritos para ajudar em infiltrações e contra-espionagem e informações de outros magos e cabalas. Quando a magia só não basta, convocam espíritos que podem ajudar no interrogatório, atravessando escudos psíquicos com poderes que não tocam a mente. Fetiches permitem os Guardiões encontrar os objetos encantados e artefatos. 
Mysterium: Muitos espíritos são criaturas antigas, possuidores de uma riqueza de conhecimento incomum, muitas vezes, aprendendo os segredos terríveis. Ocasionalmente, os censores empreendedores usam espíritos invocados para encontrar relíquias perigosas ou como guardiões de Sanctum.
Escada de Prata: Diáconos têm um longo relacionamento com os espíritos do Reino das Sombra. Algumas dos mais antigas histórias da Voz do Dragão relatam barganha quem mantiveram a antiga ilha em paz com os espíritos que conviveram com o seu povo. Alguns Diáconos invocam os espíritos para ensinar aos seus aprendizes as palavras secretas de espíritos aliados das Sombras.
Profetas do Trono Superno: Videntes lidam com cautela com os espíritos, conscientes de que tais criaturas são, na melhor das hipóteses, temperamentais, egoístas, e desumanos. Espíritos não são facilmente subjugados e descartados, de forma que os Videntes tentam mantê-los à distância, quando possível. É claro que se for para atacar seus inimigos, os Videntes não exitam em invocar espíritos.
Interditores: Aqueles que aspiram o fim da magia tendem a ver os espíritos do Reino das Sombras como meramente outro tipo de demônio. Como não possuem treinamento formal, os Interditores ao invocarem algum espírito, acabam destruindo a si mesmos através do manuseio incorreto de espíritos poderosos demais para o tratamento descortês que são submetidos. Aqueles que sobrevivem tempo suficiente para se tornar um hábil invocador muito perigoso.

Grandes Mistérios - Espíritos Reais (Rank 6 ou mais)
Espíritos Reais são habitantes do Reino das Sombras como os de rank menor, mas seu vasto poder colocam em um plano diferente como deuses, que não podem ser invocados, obrigados ou compelidos contra sua vontade, talvez, exceto, por Arquimagos. Estes convidam através do ritual chamado "Invocar Avatar Real". Naturalmente, tais espíritos esperam ser tratado com deferência, até o ponto de adoração, pelo seu raciocínio, qualquer mago que deseje uma audiência precisa prestar uma homenagem adequada para as estas forças cósmicas. Aqueles que deixam de demonstrar respeito são castigados. Dependendo da divindade em questão, isso pode significar uma longa palestra, uma penitência, uma morte rápida, mas agonizante, eterna prisão em um reino desconhecido, ou apenas qualquer outra coisa.
Espíritos de Reis e Rainhas (Rank 8) ou mais quase nunca respondem a invocações de um mago individual como a preocupações desses seres fossem relevantes para esses espíritos. Freqüentemente, invocar esses espíritos simplesmente falha. Em nenhum momento da história Desperta alguém invocou um espírito de Rank 10. Eles não possuem interface com a realidade conhecida.

• Summon Royal Avatar - Invocar Avatar Real (Espírito •••••)
Desde os tempos mais antigos, os magos aspiravam comungar com os deuses. De fato, na Atlântida, os Escada para o Céu foi construída com esse proposito. A Escada Celestial se foi, mas os seres que ainda habitam o mundo caído possuem imenso poder, como se fossem divindades. Os mestres do Arcano Espírito fazem uso desse feitiço para fazê-lo.
        Prática: criação 
        Ação: estendida (25 sucessos)
        Duração: prolongada (uma cena)
        Aspecto: vulgar
        Custo: 10 Mana
O sucesso dessa magia invoca um avatar real para a localização do mago. Devido a natureza transcendente de espíritos de Rank 6 ou superior não é necessário o Arcano Espaço para entrar em contato com o espírito. Se o espírito não está disposto a falar com o invocador, o feitiço falha automaticamente, independente dos sucessos acumulados e mana gasto. Também o invocador não possui o controle das características do Avatar Real.
Se em qualquer ponto o Avatar Real deseja terminar o contato com o invocador, o feitiço acaba automaticamente, sem necessidades de rolagem de dados. Se o Avatar deseja se comunicar diretamente com o mago, ele pode simplesmente transferir sua totalidade de sua presença para o local do mago. Não só o espírito real não possui inclinação para lidar diretamente com mortais, como a presença não programada de algo tão potente pode infligir consequências desastrosas sobre o Reino das Sombra local e o Reino material. Outras entidades, iguais ou superiores podem ver tal movimento como uma violação contra seus territórios.
Realizar essa invocação é um ato de hubris, requer uma rolagem de 3 dados para qualquer mago com 4 pontos ou mais de Sabedoria.
        Clássico da Escada de Prata: Descent of King - Descida dos Reis
        Parada de dados: Presença + Expressão + Espírito
Como fizeram em tempos antigos, os Diáconos modernos ainda se atrevem a chamar as facetas individuais dos deuses, quando uma necessidade terrível clama. Ao longo dos tempos, esta magia incrivelmente perigosa deixou de ser exclusividade da Escada de Prata para outras ordens.

Exilados da Evolução - Criptoanimais

Na borda da sombra, rondando entre mundos, habitam as criaturas que um dia foram, e ainda são, mas que não pode ser: criptoanimais, Críptido ou Criaturas Sobrenaturais. Alguns poucos são inteligentes o suficiente para tentar construir e prosperar, mas a maioria são animais extraordinários, desejando apenas comer, acasalar, esconder da vista da humanidade e viver livre. Estas entidades bizarras, não são de carne, nem são de espírito bastante, mas podem ser invocados pelos magos.

• Summon Cryptid - Invocação de Críptido (Vida ••• + Espaço •• + Espírito •••)
Magos interessados em ver o Homem-Mariposa (Mothman), Pé Grande, o Demônio de Jersey, a sereia de Fiji, Chupacabra. Essa magia invoca um Críptido de fora do Verge ou outro espaço em que habita a criatura.        
        Prática: Tecer
        Ação: Instantânea e Disputada;
        Duração: Prolongado (uma cena)
        Aspecto: Vulgar
        Custo: 1 Mana
O mago deve estar fisicamente presente no local da ocorrência ou outro que contém ou abrange o domínio pessoal da criatura, a fim de conjurar esta mágica. A invocação Críptido não podem ser invocados de modo simpático, mesmo o mago possua uma conexão simpática com a criatura. 
No sucesso em lançar este feitiço, o críptido é invocado fora de seu esconderijo e obrigado a apresentar-se. A criatura pode ou não ser pacífica, o feitiço não oferece contra um críptido hostil. A criatura também querer fazer o contato por curiosidade, a solidão, ou até mesmo a fome.
        Clássico do Mysterium: Fortean Bestiary - Bestiário Fortiano
        Parada de dados: Raciocínio + Ocultismo + Espírito
Mistagogos muitas vezes têm a oportunidade de encontrar aberrações do mundo natural. Aqueles tem o hábito de aventuras incomuns às vezes possui o desejo de invocar um espécime em particular para estudar, raros componentes sacramentais, ou mesmo apenas para uma conversa agradável. Esse clássico é antigo, de fato, e já passou para as mãos de magos fora do Mysterium.

2 comentários:

  1. Sou narrador e apaixonado pelo jogo de Mago o Despertar. Gostei muito da primeira imagem desta matéria, muito mais de suas observações e outras esferas pairando as lacunas, gostaria de conversar melhor sobre isso.

    O que muito me interessa é que a partir do "space" e do "deep space", assim como do Mundo das Sombras e do "deep" Mundo das Sombras temos passagem e acesso aos Reinos Astrais e de como eles ficam mais próximo deles, no que interferem e que tipos de aplicação isso tem.

    Abraços.

    Artur Morais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela resposta. O texto eu extrair do Livro mage the awakening - summoners. E a imagem eu retirei da net, para ilustrar o mundo das sombras. Eu também achei muito interessante a maneira como o ilustrador retratou o Mundo das Sombras: http://willworks.deviantart.com/art/New-World-of-Darkness-Cosmology-Map-drawing-309999687

      Excluir