quarta-feira, 5 de junho de 2024

Masmorras: O Subterrâneo de Nice

Aventura de Exploração de Masmorras: O Subterrâneo de Nice



Aqui está a versão da masmorra para *Vampire: The Masquerade* V5, baseada na história dos vampiros de Nice e no método de construção de masmorras de RPG com cinco salas temáticas:


### Contexto:

Os vampiros de Nice formam uma casta antiga, agindo nas sombras desde o início do século XIX. Controlam a cidade por meio de manipulação política, pactos obscuros e controle sobre figuras importantes da Camarilla. Eles têm um segredo oculto em uma cripta ancestral, guardando um artefato vampírico que poderia mudar o equilíbrio de poder em toda a Europa. A cripta foi protegida durante séculos e nunca foi explorada devido às maldições e guardiões deixados por esses antigos senhores da noite.


### 1. Sala do Guardião (Combate Inicial):

**Descrição:** Esta sala é uma grande antessala adornada com gárgulas de pedra e símbolos ocultistas nas paredes. Assim que os personagens entram, uma dessas gárgulas ganha vida, revelando-se como um guardião antigo. Este monstro foi colocado para garantir que apenas aqueles dignos e ligados ao sangue vampírico possam passar. Ele desafia os personagens, testando sua força e lealdade à causa vampírica.

- **Combate:** A gárgula deve ser derrotada. O combate não é extremamente difícil, mas revela a natureza sobrenatural da masmorra.

- **Propósito:** Explicar que a cripta foi protegida pela linhagem vampírica para evitar que meros mortais ou inimigos da Camarilla pudessem explorá-la.


### 2. Sala do Enigma (Puzzle):

**Descrição:** Uma sala circular cheia de espelhos antigos e entalhes de vampiros lendários em suas paredes. Ao centro, uma mesa de mármore com símbolos arcanos e uma inscrição que sugere um enigma. Para continuar, os jogadores precisam alinhar os espelhos de forma que a luz de uma lâmpada de óleo ilumine o símbolo correto no teto.

- **Puzzle:** Os jogadores precisam resolver o enigma movendo os espelhos e decifrando a inscrição, revelando segredos sobre os clãs que fundaram Nice.

- **Propósito:** Quebrar a tensão do combate anterior e fornecer uma conexão entre o passado ancestral dos vampiros de Nice e os eventos presentes.


### 3. Sala do Contratempo (Combate Estratégico/Armadilha):

**Descrição:** Esta sala parece uma biblioteca de antigos manuscritos e grimórios. Livros raros e cartas estão empilhados em uma grande mesa, com uma aura mística ao redor. No entanto, o que parece uma vitória fácil é, na verdade, uma armadilha. Carniçais disfarçados como mortos-vivos atacam assim que os personagens se aproximam dos livros. Além disso, uma armadilha mágica aprisiona os personagens se não desativada.

- **Combate Estratégico:** Lutar contra os carniçais enquanto desativam a armadilha (ou evitar).

- **Propósito:** Mostrar que o conhecimento na cripta é valioso, mas está protegido por armadilhas mágicas e inimigos letais.



### 4. Sala do Boss (Batalha Final):
**Descrição:** O altar principal da masmorra é uma vasta sala próxima à *Shadowlands*, com portais espirituais cintilando nas sombras. Aqui, o oficiante, um poderoso Baali, aguarda para completar o ritual. Ele já preparou quase todos os sacrifícios e está à beira de iniciar *Open the Way*.
- **Combate:** O combate final é contra o Baali e seus servos demoníacos, usando poderes de Daimonion para manipular as forças da *Shadowlands*. Durante a luta, o Baali pode sacrificar alguns dos prisioneiros para fortalecer seus poderes temporariamente.
- **Propósito:** Um combate épico para impedir a cerimônia antes que o oficiante sacrifique a si mesmo e os demais para abrir um portal para a *Shadowlands*.

### 5. Sala da Revelação e Recompensa:
**Descrição:** Após derrotar o Baali, os jogadores descobrem que o altar é cercado por inscrições antigas descrevendo o ritual completo de *Open the Way*. Além disso, há uma revelação: o ritual requer o sacrifício final do próprio oficiante, algo que o Baali planejava esconder. Nas profundezas da sala, há uma escadaria que leva a um portal direto para a *Shadowlands*.
- **Recompensa:** Relíquias e tomos antigos de Daimonion podem ser encontrados aqui, além de pistas sobre futuras conspirações dos Baali. Eles também descobrem que outros grupos estão interessados em completar o ritual.
- **Revelação:** O plot twist do ritual revela que o oficiante deve se sacrificar para completar o portal, algo que os jogadores poderão usar a seu favor se houver um Baali sobrevivente.

### Extra: Sala Secreta de Conhecimento
**Descrição:** Ao explorar os corredores próximos, os jogadores encontram uma sala escondida cheia de documentos e relíquias que revelam a história dos Baali em Nice. Estátuas de antigos vampiros mostram alianças passadas e como cultos demoníacos influenciaram os vampiros na região. Isso conecta diretamente a trama com as políticas vampíricas atuais na cidade, revelando como os Baali planejam usar as reformas na Catedral para facilitar o acesso à cripta.

Essa versão da masmorra oferece um enredo profundo e dramático, com conexão direta ao ritual sombrio dos Baali, e amplia a complexidade com múltiplos finais e recompensas.


### 5. Sala da Revelação e Recompensa:

**Descrição:** Após derrotar o ancião, os personagens encontram uma câmara secreta com um sarcófago antigo. Dentro, uma relíquia vampírica: um grimório que revela os segredos perdidos dos fundadores da Camarilla em Nice. Há também uma carta escrita pelo líder vampiro da cidade, sugerindo uma traição iminente dentro da seita.

- **Recompensa:** Além do grimório, os personagens podem encontrar armas e itens mágicos relacionados à história de Nice.

- **Revelação:** A carta indica que a cidade está prestes a ser tomada por uma facção rival, revelando a existência de uma conspiração que conecta diretamente os eventos da cripta aos atuais conflitos entre os vampiros de Nice.



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